• ANGOLA PRESIDE SESSÃO ESPECIAL DO COMITÉ DE EMBAIXADORES DA ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS DE ÁFRICA , CARAÍBAS E PACIFICO DURANTE Á VISITA DO PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALÓ, DA GUINÉ- BISSAU A SEDE DA OACPS EM BRUXELAS BÉLGICA.


    ANGOLA PRESIDE SESSÃO ESPECIAL DO COMITÉ DE EMBAIXADORES DA ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS DE ÁFRICA , CARAÍBAS E PACIFICO DURANTE Á VISITA DO PRESIDENTE UMARO SISSOCO EMBALÓ, DA GUINÉ- BISSAU A SEDE DA OACPS EM BRUXELAS BÉLGICA.




    A  República de Angola iniciou a partir de   1 de Agosto e por um periódo de seis meses a presidencia de dois importantes orgãos da Organização de Estados de África, Caraibas e Pacifico, designadamente o Comité de Embaixadores e o Conselho de Ministros.

    Na qualidade de presidente do Comite de Embaixadores o  Sr. Embaixador, Mário de Azevedo  Constantino, presidiu hoje 09.09.2021 na sede da OACPS, em Bruxelas , Bélgica, uma Sessão Especial do Comité de Embaixadores que recebeu o   Sr.  Umaro Sissoco  Embaló , Presidente da Guine -bissau que efectua uma visita de trabalho ao Reino da Bélgica.

    A importância do processo de organização da OEACPS e o  seu papel na arena internacional, a implementação da nova parceria principalmente os seus mecanismos de financiamentos e os instrumentos de Cooperação a prevenção o combate a mitigação do  impacto da covid-19  nas nossas economias e as iniciativas de recuperação no periódo pos covid foram de entre outros alguns  assuntos referidos pelo seu Embaixador  no seu discurso de boas vindas e agradecimentos ao Chefe de Estado da República da Guine Bissau. 

    Segundo o Embaixador Mário de Azevedo Constantino a visita do presidente Umaro Sissoco Embalo coincide com um período importante na vida da Organização, que está  a trabalhar na operacionalização as disposições do Acordo de Georgetown revisto  e, ao mesmo tempo, aprimorar a cooperação inter-regional.

    De acordo com o presidente do Comité de Embaixadores, na sequência da rubrica do novo Acordo de Parceria, (OACPS)  (UE), a organização está a trabalhar no sentido de criar as estruturas e  mecanismos necessários, nos níveis nacional, regional , continental e para todos Estados membros, para efectiva implementação do Acordo.

    Segundo o diplomata angolano, o novo Acordo não só abre espaço para a cooperação com a UE na cena internacional, mas também obriga-nos a colocar em prática os princípios da subsidiariedade, complementaridade, proporcionalidade, o que acrescenta valor nas relações  Intra ACP.

    O Presidente do Comité de Embaixadores defendeu ainda que o novo Acordo reforçará as agendas continentais e regionais, como a Agenda 2063 em África, e contribuirá para o aprofundamento e alargamento da integração regional nas Caraíbas e no Pacífico.

    O Comité de Embaixadores solidariza-se com a República da Guiné-Bissau e compromete-se a prestar o seu apoio sempre que necessário, dentro das suas capacidades e competências, enalteceu o seu presidente o Embaixador, Mário de Azevedo Constantino.

    As prioridades da presidência angolana, para estes dois orgãos passam necessariamente  em promover a operacionalização do novo acordo de parceria com a União Europeia, preparaçao do próximo conselho de Ministros e a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização que será realizada em Angola em 2022.

    Participaram da Sessão Especial o Sr.  Secretario Geral da OEACPS, o Dr, Georges Chikoti, o Decano do Comite de Embaixadores, representantes dos 79 Estados membros da Organização de Estados de África, Caraibas e Pacifico.