• Embaixador ,Mário de Azevedo Constantino apresenta cartas credenciais a Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu.


    NOTA DE IMPRENSA

    PRESIDENTE DO CONSELHO EUROPEU ENALTECE PAPEL DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA PACIFICAÇĂO E O REFORÇO DAS RELACÕES DE BOA VIZINHA NA REGIĂO DOS GRANDES LAGOS.

    Sua Excelência Embaixador Mário de Azevedo Constantino, apresentou hoje, dia 09.10.2020 em Bruxelas Reino da Bélgica as cartas credenciais ao, Sr. Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu.

    Durante a audiência, sua Excelência Mário de Azevedo reiterou , no plano bilateral; a importância da cooperação bilateral Angola -UE sobretudo com , os resultados da 5ͣa Reunião Ministerial realizada no âmbito da parceria UE-Angola” Caminho Conjunto”, tendo na altura agradecido o apoio da UE no combate a pandemia da COVID- 19, apoio esse que reflecte o reconhecimento pela União Europeia das politicas de reforma e boa governação do governo angolano.

    Nesse contexto, o Embaixador Mário de Azevedo Constantino, recordou a visita de SE Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço efectuada em 2018 a Bélgica e os encontros realizados na UE que deram uma nova dinâmica para o aprofundamento da cooperação Angola -UE.

    No Plano regional, o Sr. Presidente do Conselho Europeu felicitou o Governo Angolano e muito particularmente SE Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço pelo desempenho e o papel regional de Angola no sentido do aprofundamento da cooperação, pacificação e reforço das relações de boa vizinhança na sub-região dos Grandes Lagos, bem como da revitalização da CIRGL.

    Os dois interlocutores coincidiram na avaliação sobre a difícil situação decorrente do impacto do COVID- 19 nas nossas economias e da importância do reforço da cooperação entre a UE e UA.

    Apesar da primeira responsabilidade e da titularidade nacional dos programas de desenvolvimento ser reconhecida aos Estados, a cooperação internacional é imprescindível e nesse contexto o Sr. Charles Michel deu nota positiva aos esforços de Angola para adesão a EPA, “acordos de parceria” importante documento para a parceria EU- SADC.

    O Presidente do Conselho Europeu considerou importante que se termine a negociação da nova parceria entre a OEACP e a EU.

    Charles Michel, espera que a próxima Cimeira UE -UA sirva também para se adoptarem estratégias orientadas para as questões económicas, incluindo a da divida de grande parte dos países africanos.

    O Conselho Europeu, recorde-se é uma das instituições oficiais da União Europeia que define as orientações e prioridades gerais da agenda política da União Europeia.