• MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES ASSINA ACORDO SEDE COM A OEACP PARA QUE ANGOLA ACOLHE A 10º CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS DE ÁFRICA CARAIBAS E PACIFICO.


    O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA REPÚBLICA DE ANGOLA TÉTE ANTÓNIO, NA QUALIDADE DE PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSELHO DE MINISTROS DA OEACP,  REAFIRMOU O COMPROMISSO DE ANGOLA REALIZAR EM 2022 EM LUANDA A 10º CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS DE ÁFRICA , CARAIBAS E PACIFICO.

    O CHEFE DA DIPLOMACIA ANGOLANA FEZ ESTAS DECLARAÇÕES HOJE EM BRUXELAS , BELGICA , DURANTE UMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÉ DE EMBAIXADORES DA ORGANIZAÇÃO QUE CONGREGA 79 ESTADOS MEMBROS.

    O COMITÉ DE EMBAIXADORES E O CONSELHO DE MINISTROS ESTABELECIDOS NOS TERMOS DO ACORDO GEORGETOWN REVISTO   SÃO DOIS ÓRGÃOS FUNDAMENTAIS NO QUADRO DA ESTRUTURA INSTITUCIONAL DA OEACP E QUE ACTUALMENTE ANGOLA PRESIDE.

    TÉTE ANTÓNIO REITEROU  O ENGAJAMENTO DA REPÚBLICA DE ANGOLA EM CONTRIBUIR CADA VEZ MAIS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE ACÇÃO ADOPTADO PELA 9ª CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO REALIZADA EM 2019 NA REPÚBLICA DO QUÉNIA, BEM COMO O COMPROMISSO DE REALIZAÇÃO   AINDA ESTE ANO DA 113ª SESSÃO DO CONSELHO DE MINISTROS.

    NA QUALIDADE DE PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS, TETE ANTONIO DEFENDEU A NECESSIDADE DE SE DAR  MAIOR VISIBILIDADE À ORGANIZAÇÃO, IDENTIFICAR E ABRIR-SE À DIVERSIFICAÇÃO DAS PARCERIAS.

    O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES DA REPÚBLICA DE ANGOLA RECONHECEU ENTRETANTO QUE APESAR DAS DIFICULDADES CAUSADAS PELA PANDEMIA DA COVID 19  NO MUNDO E SOBRETUDO O IMPACTO NOS PAÍSES DA OEACP,  A ORGANIZAÇÃO CONSEGUIU ALCANÇAR ALVOS QUE PARECIAM DIFÍCEIS, ENTRE OUTROS A FINALIZAÇÃO DO ACORDO DE PARCERIA PÓS-COTONU,  BEM  COMO A REESTRUTURAÇÃO INTERNA DA OEACP.

    SEGUNDO TÉTE ANTÓNIO É VERDADE QUE A OEACP AINDA TEM MUITO CAMINHO PELA FRENTE, LEMBRANDO ENTRETANTO QUE , A NOVA PARCERIA COM A UNIÃO EUROPEIA EM ALGUNS CASOS NÃO ESTÁ MUITO CLARA.

    A LISTA DA UNIÃO EUROPEIA DAS JURIDIÇÕES FISCAIS NÃO COOPERATIVAS  E DOS PAISES TERCEIROS RELATIVAMENTE A LUTA CONTRA O TERRORISMO E LAVAGEM DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO, AFECTA INNJUSTAMENTE ALGUNS DOS NOSSOS MEMBROS, TEM QUE SER REVISTA, DEFENDEU O MINISTRO.

    EM CERIMÔNIA PARALELA O MINISTRO TÉTE ANTÓNIO ASSINOU O COMPROMISSO COM A ORGANIZAÇÃO DO ACORDO SEDE PARA QUE ANGOLA ACOLHE EM 22 A 10º CIMEIRA DE CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA ORGANIZAÇÃO DE ESTADOS DE ÁFRICA CARAÍBAS E PACIFICO.

    Pela OEACP, RUBRICOU O DOCUMENTO O SECRETÁRIO GERAL DA ORGANIZAÇÃO O ANGOLANO GEORGES REBELO PINTO CHIKOTI.

    EM BRUXELAS O MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES MANTEVE UM ENCONTRO DE TRABALHO COM O SR. STANISLAV RASCAN, SECRETÁRIO DE ESTADO E MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA REÜBLICA DA ESLOVÊNIA, PAÍS QUE ACTUALMENTE DETÉM A PRESIDÊNCIA ROTATIVA DA UNIÃO EUROPEIA.

    MANTEVE IGUALMENTE UM ENCONTRO DE TRABALHO COM QUADROS SENIORES DO MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DA BÉLGICA.