• VISITA À SEDE DA ASSEMBLEIA NACIONAL DA REPÚBLICA DA SÉRVIA


    Também no cumprimento do programa estabelecido para o primeiro dos dois dias de visita oficial à Sérvia, o Presidente da República de Angola efectuou uma visita ao edifício onde funciona o parlamento sérvio.

    A Presidente do órgão legislativo, Ana Brnabic, recebeu o estadista angolano e nas suas palavras de acolhimento manifestou o interesse de ver constituído, ainda este ano, um grupo parlamentar de amizade com a congénere angolana, a Assembleia Nacional.

    Tornou igualmente pública a intenção de convidar o Presidente da Assembleia Nacional de Angola para uma visita à Sérvia.

    A visita permitiu percorrer algumas áreas do edifício parlamentar, com destaque para a sala do plenário.

    No fim, o Presidente João Lourenço deixou registadas as seguintes palavras no livro de honra da instituição:

    “Acabo de visitar a Assembleia Nacional da República da Sérvia e levo comigo a forte sensação de que esta instituição tem desempenhado um papel incontornável na preservação do Estado de Direito e na consolidação da democracia e de todos os grandes valores que norteiam do ponto de vista político a grande Nação sérvia.

    A presente visita constitui um testemunho eloquente da solidez dos laços profícuos de amizade e de cooperação que unem a República de Angola e a República da Sérvia, que têm contribuído para a construção das bases em que assentam o amplo entendimento entre Angola e a Sérvia sobre matérias que dizem respeito ao incremento da cooperação bilateral e ao reforço de parcerias púbicas e privadas, voltadas para o desenvolvimento das nossas duas Nações.

    Belgrado, 9 de Junho de 2026
    João Manuel Gonçalves Lourenço
    Presidente da República de Angola